Fundo Municipal presta contas
Ontem (26) à noite, aconteceu na Câmara de Vereadores a prestação de contas do Fundo Municipal de Saúde de Brusque referente ao segundo trimestre de 2009. De acordo com os números, neste período o Fundo teve um superávit (sobra) de mais de R$ 2 milhões. Montante que é resultado do pagamento de dívidas vencidas neste período, através da entrada de recursos do município, do Estado e do governo federal.
Um dos principais questionamentos feitos durante a audiência pública foi quanto à aplicação dos 15% do orçamento, obrigatórios por lei através da Constituição Federal, e que não estariam sendo contemplados pela secretaria municipal de Saúde. A diretora da pasta, Marcia Cancian, justificou o porquê de isso não estar acontecendo.
“Só para lembrar, esses 15% que devem ser utilizados na Saúde são fechados de janeiro a dezembro”, disse ela, citando que já há planejamento para aplicação do percentual principalmente na construção e ampliação de postos de saúde.
O sindicalista Julio Gevaerd, membro do Conselho Municipal de Saúde (Comusa), comentou sobre o fato de que 37% dos recursos destinados ao setor são utilizados na folha de pagamento de funcionários. A diretora de Saúde disse que a utilização desse valor se deve à necessidade de contratar pessoal para o atendimento nas unidades.
Márcia anunciou ainda que serão construídos novos postos de saúde nos bairros Limeira Baixa, Dom Joaquim e São Luis, além da ampliação de unidades em outros bairros. O posto do bairro Santa Terezinha também consta na lista dos que terão a estrutura ampliada.


